... ...

Rua Cayowaá, 1071 - CJ 141/142 Perdizes - São Paulo

Horário de atendimento : Segunda à Sexta feira - 8:30h às 18h
  Contato : (11) 3803-7700

Hemorroidas

As Hemorroidas são vasos (vasinhos e veias) que ficam localizados no ânus e no reto e sofreram alguma alteração física como uma dilatação ou inflamação. Para que você entenda de maneira mais simplificada, seriam “varizes” na região do ânus e do reto podendo ser visível (externa) ou não (interna).

Hemorroidas Internas

Se desenvolvem dentro do ânus e são indolores, podem sangrar bastante durante um movimento intestinal (ao evacuar por exemplo). Se por algum motivo eles saírem da abertura anal e não puderem ser empurrados de volta, podem causar dor intensa.

Hemorroidas Externas

Se desenvolvem em volta do ânus, podendo ser visível a olho nu com aparência de uma veia saltada para fora ou como inchaço no local. Elas podem sangrar devido ao atrito, alongamento ou arranhões.

Como todos nós temos muitos vasos nessa região é natural que diante de alguns fatores de riscos as hemorróidas (também conhecidos como vasos hemorroidários) possam vir a se expandir, dilatar ou inflamar.

Fatores de Risco para o surgimento das Hemorroidas

O fator de risco aumenta as chances do surgimento das Hemorroidas, atente-se a eles para que você não desenvolva este tipo de doença:

  • Se esforçar em demasia quando tentar evacuar;
  • Constipação crônica ou diarreia;
  • Sentar-se no banheiro por longos períodos de tempo;
  • Pressão nas veias devido a gravidez e parto;
  • Idade avançada;
  • Obesidade;
  • Membros da família com hemorroidas;
  • Tosse crônica;
  • Doença hepática;
  • Uso crônico de enemas ou laxantes;

Os sintomas mais comuns são:

  • Sangramento do ânus que pode aparecer: Nas fezes, No papel higiênico ou No banheiro;
  • Comichão e queimação anal;
  • Inflamação e dor durante a evacuação;
  • Pedaços sensíveis de vários tamanhos ao redor do ânus.

Como é feito o Diagnóstico pelo Médico?

A princípio o médico irá perguntar sobre os sintomas que você vem sentindo e sobre o histórico médico.

Havendo suspeita da doença ele realizará um exame físico para examinar o ânus e o reto procurando vasos sanguíneos inflamados e caso for necessário realizará um exame retal.

O exame retal exige a inserção do dedo com luva lubrificada no reto para detectar anormalidades nas veias internas. Em alguns casos, é preciso realizar o exame com um endoscópio (micro câmera) que permitirá a visualização do reto e de outras partes do cólon através de imagens.

E o Tratamento dos Sintomas?

O tratamento inicial para as hemorroidas são focados no alívio dos sintomas que são os que mais incomodam, estes são:

  • Beba bastante líquido – de um litro e meio a 2 e meio para amaciar as fezes e não haver ressecamento.
  • Dieta rica em fibras – fará com que sua alimentação os sintomas das hemorroidas diminuam drasticamente incluindo o sangramento.
  • Medicamentos como cremes e supositórios específicos para hemorroidas que serão indicados pelo médico;
  • Compressas frias – para amenizar a dor e inflamação do local;
  • Banhos de assento – em água morna e limpa, 2 ou 3 vezes ao dia, por cerca de 10 minutos de cada vez fará amenizar os sintomas, também.

Existe tratamento não Cirúrgico?

Sim, existem procedimentos não cirúrgicos que podem ser realizados no próprio consultório médico e diminuem os sintomas como por exemplo:

  1. Escleroterapia – É uma injeção (muito fina) de uma substância esclerosante que fará a veia dilatada ou doente fechar, obstruindo o caminho do sangue e secando a veia. Este tratamento é o mais comum para varizes e tem bons resultados.
  2. Ligadura com elástico – É colocado um elástico ao redor da veia dilatada ou inchada (Hemorroidas) para obstruir a passagem do sangue e assim a veia diminui de tamanho, voltando ao seu devido lugar.
  3. Terapia de coagulação – É usado um laser ou luz infravermelha para diminuir o tecido hemorroidário. Similar a Cirurgia de Varizes a Laser.
    Vale lembrar que em casos de Obstrução voluntária da veia com hemorroidas, o fluxo sanguíneo passa a ser desviado para outra veia próxima mantendo o fluxo sem problema nenhum.

E o Tratamento Cirúrgico?

Caso os tratamentos não cirúrgicos não solucionarem o problema, o médico pode recorrer à cirurgia como opção final.
A Cirurgia de Hemorroidas, também conhecida como Hemorroidectomia Aberta, é um procedimento cirúrgico que irá remover a parte da veia inflamada ou dilatada (hemorroida) manualmente e religada na continuação saudável da veia. Essa técnica é a mais convencional.
A Hemorroidectomia fechada é feita através de uma incisão na veia com hemorroida, que se estende de ponta a ponta a fim de diminuir o calibre da veia. Essa técnica tem resultado positivo em 95% dos casos.
A Hemorroidectomia a laser é capaz de diminuir o tempo de cirurgia, a perda de sangue e recuperação tendo menores chances de complicações, porém não tem vantagens em relação a dor se equiparando às outras Hemorroidectomias.

Com que médico você quer marcar uma consulta?

Você também pode preencher o formulário abaixo para marcar uma consulta.