APENDICITE
A Apendicite é uma inflamação bastante dolorosa da Apêndice (uma pequena bolsa no cólon) e que até o momento não tem nenhuma finalidade conhecida além de inflamar a qualquer momento e sem aviso prévio causando risco de vida ao paciente.
Qual o principal sintoma da Apendicite?
O principal sintoma da Apendicite é a dor abdominal, próximo ao umbigo e que varia de acordo com a idade.
No geral a dor abdominal começa fraca e vai se agravando conforme as horas vão passando.
Conforma a inflamação no apêndice vai aumentando, dentro de 12 a 18 horas, a dor geralmente tende a se mover para baixo e à direita do umbigo – local acima do apêndice, também chamado ponto de McBurney.
Outros sintomas muito comuns que aparecem junto com a Apendicite são:
- Náusea;
- Vômitos;
- Apetite reduzido;
- Febre baixa.
No momento em que o apêndice se rompe, a dor pode desaparecer por um breve momento fazendo a pessoa se sentir melhor de uma hora para outra. Mas no momento em que a cavidade abdominal ficar inflamada e infectada (uma condição chamada peritonite), a dor ficará muito mais intensa junto com todos os sintomas, em especial quando a pessoa caminha ou tosse.
Sintomas posteriores vão incluir:
- Calafrios;
- Constipação;
- Diarreia;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Náusea e/ou vômitos;
- Tremores.
Fatores de risco da Apendicite
Qualquer pessoa pode desenvolver a inflamação no apêndice, mas a apendicite é mais comum nas pessoas de 10 a 30 anos de idade.
Contudo, não existem comportamentos considerados de risco que possam contribuir para a inflamação do Apêndice.
Tratamento da Apendicite
O tratamento da Apendicite é através da cirurgia onde o médico irá fazer uma incisão no local, remover de maneira segura o apêndice estourado e limpar o pus da região afetada para que não tenha complicações com futuras infecções.